segunda-feira, 25 de março de 2013

PROJETO DE RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO IGARAPÉ LAPICHINHA

Área de proteção ambiental visa recuperar o principal igarapé na área urbana do município

 
Ação de demarcação da área proposta a criação da Área de Proteção Ambiental APA do Lapichinha, categoria de Unidade de Conservação da Natureza de uso sustentável (SNUC Lei 9.985/2000).  
 
 
Acreditamos que preservando este pequeno fragmento florestal além de estarmos preservando uma área verde na sede do município, estamos preservando os mananciais de abastecimento de água do município. Acreditamos ainda ser possivel sua recuperação, como a maioria dos igarapés do município: basta apenas algumas ações de conscientização e de preservação. Vamos preservar nossos igarapés para as presentes e futuras gerações.



Texto e fotografia por Evandro Barros, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Ourém.

Meus comentários:
Parabéns pela iniciativa secretário e equipe. Tomei muito banho no igarapé da Lapichinha no caminho ao colégio Padre Angelo Moretti. Foi totalmente assoreado na rua do colégio devido há ocupação ilegal e irregular da área – triste. Atitudes de preservação da fonte que ainda existe é de fundamental importância para a garantia de fornecimento de água à gerações futuras de Ourém. Como muitos dizem, Ourém é a terra do já teve. Imagine Ourém sem os seus muitos igarapés - a natureza cobra seu preço. A preservação dessa riqueza dependerá de atitudes como esta dos gestores locais, e principalmente do apoio e atitudes conservacionistas da população rural e urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário